segunda-feira, 12 de maio de 2008

Sócrates acusado de faltar à verdade sobre despedimentos pelo secretário-geral dos Trabalhadores Social Democratas

in Agência Financeira


Economia

2008/05/10 16:05

TDS diz que é inaceitável o alargamento do conceito de inadaptação.

O secretário-geral dos Trabalhadores Social Democratas (TSD), Arménio Santos, acusou este Sábado o primeiro-ministro de faltar à verdade quando afirma que a hipótese de despedimentos individuais por inadaptação é uma mecanismo que já se aplica em Portugal.

«Se este mecanismo já se aplica, qual então a razão que leva o Governo a propô-lo na revisão do Código de Trabalho», interroga-se o líder dos TSD, citado pela «Lusa», antes de acusar o primeiro-ministro de «não dizer a verdade sobre esta matéria».

Cinco pontos contestados

«O alargamento do conceito de inadaptação para efeitos de despedimento individual, pelo menos nos termos propostos, é inaceitável», declarou no final de uma reunião do Secretariado dos TSD.

Além da possibilidade de despedimentos individuais por inadaptação do trabalhador, os TSD contestam mais cinco pontos nas propostas do Governo de revisão das leis laborais.

Manifestam-se contra as propostas do executivo referentes à caducidade das convenções colectivas de trabalho, consideram insatisfatória o mecanismo previsto para combater os recibos verdes falsos e entendem que a luta contra o trabalho precário está a ser tratada pelo Governo «de forma muito deficiente».

Nenhum comentário: